Tuesday, March 31, 2015

Roteiro de adaptação: Dos livros para às salas de cinema

Quem nunca discutiu com os amigos sobre adaptações literárias? É sempre a mesma questão: o filme é melhor que o livro, ou o livro é melhor que o filme? Enfim, o principal é ter lido o livro e assistido ao filme para saber qual deles realmente é melhor.



Adaptações literárias estão sempre presentes nas produções do cinema.  Ao adaptar, a ideia principal nada mais é do que usar um texto literário como base ou inspiração para a escrita do roteiro cinematográfico.  

Segundo o professor de cinema e roteirista David França Mendes, "o Brasil é um celeiro de adaptações, mas muitas delas não reconhecidas, pois o brasileiro lê pouco", afirma. De acordo com a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Ibope, lemos,em média, quatro livros por ano, sendo que chegamos ao final de apenas dois.  Dado que certamente afeta a experiência do espectador. “O que acontece é que os livros são menos conhecidos no Brasil, as pessoas lêem menos e conhecem menos livros. Dois dos maiores sucessos do cinema brasileiro, Tropa de Elite e Cidade de Deus, são adaptações, mas muita gente simplesmente não sabe disso”, aponta Mendes.

“Como adaptação literária o filme falha, mas como filme em si, ele é perfeito!”, postou em sua página em uma rede social, um dos fãs da série Divergente, que teve seu segundo livro adaptado para o cinema na semana passada.  A ideia desse espectador reflete a de muitos outros que leem os livros antes de irem ao cinema e também mostra como a experiência de assistir a uma adaptação é diferente para quem leu e para quem não leu o livro que deu origem às filmagens.

Mas para Mendes a influência dos livros não está simplesmente no espectador, ela já começa na produção do roteiro. “Não é possível ser um excelente roteirista se você não lê literatura. Dá pra ser um roteirista razoável, até bom, sem ler muito. Acima disso, a literatura faz falta”, explica o professor.

foto: Divulgação Sebo Museo Livro
Segundo o roteirista, o fato de certas adaptações serem sucesso de bilheteria é por serem baseadas em best sellers. “ Você lança uma adaptação e se beneficia da existência de um público para o livro e do conhecimento dele por parte da imprensa”.



Vale ressaltar ainda que filmes baseados em livros geram polêmicas, por vezes negativas, até seu lançamento, o que causa grande repercussão na mídia atraindo a crítica e novos espectadores.

Produção: HappyFeet Produções

Texto: Andressa Elesbão, Giovanna Kasezmark, Glaucia Périco, Raphaela Viscardi
Edição: Andressa Elesbão, Giovanna Kasezmark, Glaucia Périco, Raphaela Viscardi

Fotos: Reprodução

No comments:

Post a Comment